Gianvito Rossi: a visita do mestre

O designer italiano vem a São Paulo, fala sobre a busca pela perfeição em seus sapatos e o trabalho em família

Por Luciana Franca / Foto João Almeida

Gianvito Rossi estava radiante na manhã seguinte à festa que sua marca de sapatos promoveu em São Paulo para celebrar suas duas únicas lojas na América Latina: nos shoppings CIDADE JARDIM e SHOPS JARDINS. O designer de sapatos italiano era só elogios para as pessoas que conheceu, incluindo clientes e influenciadoras. “Elas são positivas, energéticas, great vibes.”

No rasante pela cidade, Gianvito veio acompanhado da filha, Sofia, de 25 anos, que empresta seu olhar fresco para a criação de conteúdo, imagem e direcionamento das coleções da marca. A mulher, Monica, também está no time da Gianvito Rossi e o filho, Nicola, se ausentou recentemente para cursar MBA. “Trabalhar com a família é muito poderoso, muito importante, e não é sempre fácil. Mas temos maravilhosos momentos juntos”, disse ele, que durante 25 anos atuou com o pai, o famoso designer Sergio Rossi, com quem aprendeu o ofício.

Era a primeira vez de Gianvito em São Paulo, mas ele contou que visitou o Rio de Janeiro muitos anos atrás, não se lembra exatamente quando, para fotografar uma campanha. E as memórias cariocas vieram à tona em sua nova coleção de calçados, quando criou uma das linhas mais festiva, com cristais coloridos e tiras transparentes, inspirada no Brazilian way e no Carnaval.

CIDADE JARDIM O que as mulheres estão procurando quando compram um par de sapatos de Gianvito Rossi?
GIANVITO ROSSI As mulheres de hoje ainda estão procurando por sapatos que melhorem suas silhuetas, as empoderem e as façam se sentir lindas em seu red carpet de todo dia. Eu amo pensar que elas encontram isso nos nossos estilos.

CIDADE JARDIM Qual tem sido a principal mudança de comportamento das clientes desde que você começou a marca, há 17 anos?
GIANVITO ROSSI Acredito que a mulher tem procurado por sapatos mais modernos, o que me fez reconsiderar as proporções, fazer o design ainda mais geométrico com linhas mais clean. O mundo continua mudando e as tendências aparecem cada vez mais rápido, e nossas clientes realmente sabem como reconhecer beleza e qualidade em nossos produtos.

CIDADE JARDIM Qual é o sapato mais vendido de todos os tempos?
GIANVITO ROSSI Todos os nossos modelos-assinatura têm sempre uma alta demanda, mas o escarpim G Gianvito 105 e a sandália Portofino continuam sendo os mais desejados.

CIDADE JARDIM Qual foi a inspiração para a atual coleção SS23?
GIANVITO ROSSI A coleção é ousada e glamorosa, eu imaginei três mundos: o mundo de festa, uma explosão de cores e texturas que destaca uma elegância energética com um toque de brilho; o mundo punk, um glamoroso mix de preto e branco embelezado com detalhes de cristais e botas com braceletes, perfeitas para a noite; e o mundo do festival de verão, em que o protagonista é o uso de pedras naturais coloridas, como jade, opala, turquesa, ametista e olho de tigre, que dão um toque de terra ao design estiloso.

CIDADE JARDIM Que lição você aprendeu com seu pai, Sergio Rossi, durante os 25 anos em que trabalhou com ele?
GIANVITO ROSSI Tenho muita sorte porque tive a chance de aprender tudo sobre sapatos com o meu pai. De sua extrema atenção com o design e os detalhes do sapato ao estudo de proporções, ele procurava alcançar a silhueta perfeita.